<$BlogRSDUrl$>

10 outubro 2003

SIC promove o Ridiculismo 

Na passada Segunda-feira à noite, salvo o erro, fui um dos privilegiados que puderam assistir a um magnífico momento Ridiculista. Disse "Ridiculista", não "de Ridiculismo"…

Na comemoração no Coliseu de Lisboa dos seus 11 anos (não do Coliseu, mas da SIC… :) ), a SIC, S.A., deliciou-nos com momentos de pura beleza poética. Bem haja a estação de Carnaxide por tão valeroso serviço público!

Foi fantástico ver centenas de pessoas (c. 3000) fingirem achar piada a um palhaço (no sentido literal e figurado) estrangeiro cuja estratégia para fazer rir era saltar feito palhaço (sim… é a profissão dele…) e começar a rir sem qualquer motivo, fazendo rir centenas apenas por contágio… Foi um riso contagioso (no sentido médico da palavra).

Mas os momentos de profundidade Ridiculista era as pessoas, sempre que viam a sua cara no ecrã gigante, exibirem um sorriso com esforço e fingimento mal disfarçados. Foi triste e belo! Centenas de pessoas a apanharem seca e a fingir que o espectáculo era excelente. Estas cenas felizmente abundantes, apesar de em muito menor escala!, na nossa sociedade segregadora de Ridiculismo --- já o Doutor Drei, pai de Drei (Poeta da Palavra e ilustre co-autor neste blogue, o Drei, não o seu pai!), dizia, o Doutor, claro: "O Ridiculismo é uma secreção da sociedade" --- fizeram-me sentir o Ridiculismo vibrar cá dentro por vê-lo representado por tão ilustre e numeroso jet set… (A pontuação inebria-me!… Pena que a linguagem seja uma estrutura essencialmente bidimensional que, por questões linguísticas, logísticas e cognitivas, tenha de ser representada por estruturas concretas unidimensionais, como a Língua. Daí que a pontuação nem sempre chegue para desambiguar nos casos em que essa seria a sua função. Mas estes e outros assuntos graves e da maior importância ontológica merecerão maior desenvolvimento, posteriormente…)

Finalmente, busquemos, caros Poetas, as manifestões mais ou menos veladas de Ridiculismo que esta sociedade materialista e consumista palpitante de Ridículo em forma quase pura segrega, quais pepitas de ouro trazidas pelo acaso nas lamas inúteis e porcas que as não merecem…

Zwei atento

Recensões: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter

Esta página cumpre os 'standards' da WWWeb

Valid XHTML 1.0!